Cerca de 10.785 mil pessoas foram atingidas em decorrência da cheia do rio Madeira, em Porto Velho e 48 comunidades no baixo madeira estão impactadas. A prefeitura informou que 17 comunidades com eminência de serem afetadas com a subida do rio e 33 mil pessoas estão em situação de alerta
Os números foram apresentados neste sábado (05.04) pelo prefeito Léo Moraes (Podemos), destacando que esteve hoje reunido em uma sala de situação com representantes do Ministério Público, Defesa Civil.
O nível do rio Madeira atingiu neste sábado 16,70 metros e se aproxima da cota de inundação, que é de 17 metros. No entanto, o prefeito descartou cota de inundação. “A cota gerado em anos anteriores não reflete a atual realidade e precisa ser revista”, afirmou o prefeito.
Em algumas áreas afetadas pela cheia do rio Madeira, falta energia elétrica e água potável. A principal necessidade hoje das comunidades é cesta básica e água potável. O prefeito informou que a prefeitura trabalha para receber 250 famílias desalojadas. A prefeitura disponibilizou o número (069) 98473 2112.
Fonte: Valor&MercadoRO