Justiça manda fechar pela segunda vez frigorífico da JBS em São Miguel

178
Funcionários da JBS estão fazendo teste de Covid-19 e retornando às atividades após o resultado positivo dos exames

Da reportagem local – A Justiça do Trabalho mandou fechar, pela segunda vez a unidade da empresa JBS no município de São Miguel do Guaporé, interior de Rondônia. O fechamento é devido ao não cumprimento das recomendações expeditas no mês passado pela Justiça trabalhista.

Entre as recomendações, está a testagem dos trabalhadores para a Covid-19. Os testes deveriam se estender para os funcionários terceirados da empresa, o que não estaria ocorrendo. A empresa deveria, ainda, repetir os testes após cinco dias.

A empresa JBS recebeu recomendação na semana passada do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério Público Estadual (MPE-RO), para evitar que os trabalhadores do frigorífico realizem horas extras, com o propósito de evitar aglomerações e os impactos de contaminação nos empregados. A recomendação é enquanto permanecer a pandemia do coronavírus.

O frigorífico da empresa está localizada na região da BR-429 é foi cenário de uma contaminação em massa da Covid-19 de trabalhadores no mês passado. O fato resultou na fechamento total do comércio e da paralisação de todas as atividades no município.

Conforme boletim do Departamento de Vigilância em Saúde de São Miguel do Guaporé, no dia 06 de junho de 2020, o município, de apenas 23 mil habitantes, contava com 441  casos confirmados de COVID-19. Destes, tem-se que pelo menos 266 são de empregados da empresa JBS, consoante se depreende das listagens de casos confirmados apresentadas pelo órgão de saúde do Município e pela própria JBS.

Assim, mais de 60% de todos os confirmados do município são empregados da empresa
JBS, fora os que são parentes de empregados confirmados, o que provavelmente deve chegar à quase totalidade dos confirmados no Município. Na última quinta-feira, foram confirmados mais de 500 casos da Covid-19.

A assessoria da imprensa da JBS disse que não comenta processo judicial em andamento.

São Miguel é o quarto do Estado com o maior número de infectados para a Covid-19. Nesta quinta-feira foram contabilizados 543 casos de coronavírus, sendo que 266 são de funcionários que trabalham na empresa. (Com informações do MPT)

 

Deixe seu comentário
Publicidade