Inventário florestal é importante para garantir a sustentabilidade

18

SOLANO FERREIRA

Um Inventário florestal consiste na aplicação de técnicas de medição para se obter informações das espécies existentes numa determinada área. É uma forma de mapeamento com o registro da cobertura vegetal de uma área e destaca as características qualitativas e quantitativas de espécies distribuídas em áreas de florestas. Esse documento serve de base para o planejamento do uso dos produtos florestais, realização de manejo sustentável da floresta, e ainda para embasar sobre a dinâmica florestal do espaço.

Para o produtor rural o Inventário Florestal é importante porque apresenta as informações sobre os recursos florestais existentes numa propriedade e de muitas características sobre as quais as árvores estão crescendo. É feito seguindo as etapas de planejamento, coleta e processamento dos dados.

Rondônia já tem o Inventário Florestal elaborado pela Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que será lançado durante a Agrolab Amazônia, evento do Sebrae. É esperado que, a partir dessa oficialização, que a cobertura florestal existente possa ter seu uso racional, sem a devastação predatória que coloca em risco o bioma e o uso continuo dos recursos naturais. Desde a era da colonização, a cobertura vegetal do Estado sobre a pressão econômica e a cada ano vem perdendo grande dimensão sem qualquer programa de controle e sem projetos de recomposição.

O uso racional desse tipo de recursos poderá aliar ganhos econômicos, evitar a evasão de receita, garantir a sustentabilidade do ecossistema, e, proporcionar ações efetivas que possam garantir a existência desses recursos naturais para as futuras gerações. O que tem causando danos ambientais e econômicos na região é a exploração ilegal e gananciosa que insiste em levar vantagens sem oferecer ao ecossistema a possibilidade de recomposição e, ainda, causa diversos abusos econômicos com a comercialização ilegal sem recolher impostos e sem cumprir o papel socioeconômico e socioambiental. Que esse inventário Florestal seja para resolver de uma vez por todas esse descontrole percebido no uso inadequado do espaço agrário e das coberturas vegetais na Amazônia.

O AUTOR É JORNALISTA

Deixe seu comentário