Índice de progresso social revela Brasília na liderança em qualidade de vida

33
Esplanada dos Ministérios. Foto Marcelo Casal/Agência Brasil

Brasília lidera o ranking de capitais brasileiras com melhor qualidade de vida, conforme revela o Índice de Progresso Social (IPS).

O IPS divide o país em nove regiões, avaliando a qualidade de vida com base em bem-estar, necessidades humanas e oportunidades.

A coordenadora do índice, Melissa Wilm, esclarece: “Olhamos exclusivamente para indicadores sociais e ambientais de um território e medimos resultados finalísticos. Ou seja, o IPS não está interessado em saber quantas escolas foram construídas naquele município. Está interessado em saber se as crianças que entraram naquela escola estão saindo com educação de qualidade.”

No que diz respeito a liberdades individuais e de escolha, os municípios da região Norte, como Amazonas, Acre e Amapá, apresentam os menores índices. Em contraste, cidades da Bahia e do Piauí destacam-se pela inclusão social.

Brasília surge como a capital brasileira com a melhor qualidade de vida, superando Goiânia, Belo Horizonte, Florianópolis e Curitiba. O destaque é atribuído ao número de praças, parques e áreas verdes da capital federal.

Leonardo Santos, educador físico, comenta: “Nós não temos praia, mas temos o Lago Paranoá, onde as pessoas podem tomar banho em água de qualidade. Temos o Parque da Cidade, que é muito bem frequentado e cuidado, cheio de gente diariamente.”

Moradores de Brasília destacam que a cidade oferece mais do que apenas áreas verdes. O médico Klaus Barros observa: “Eu acho que Brasília tem o melhor dos dois mundos. Tem a parte boa de ambientes abertos, mas também as vantagens de uma capital, com acesso a bons serviços.”

O professor Julio Cezar acrescenta: “É um lugar com mais oportunidades de emprego e uma questão salarial um pouco melhor do que no Nordeste. Mas também é uma cidade acolhedora, com muitas oportunidades ao ar livre para aproveitar nos finais de semana.”

Fonte: Gazeta Brasil

Deixe seu comentário