Inaugurada em agosto do ano passado, Instalação Portuária de Guajará-Mirim segue fechada

Inicialmente delegada ao município pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a IP4 foi posteriormente devolvida pela gestão municipal anterior.

25
A IP4 de Guajará-Mirim (HN-125) faz parte do corpo hídrico do Rio Mamoré e está situada na margem direita. Foto: DNIT

Inaugurada em agosto do ano passado, a Instalação Portuária de Pequeno Porte (IP4), no rio Mamoré, em Guajará-Mirim, segue fechada. Nesta segunda-feira (03.02, a ativação do porto foi foi pauta de uma reunião estratégica no Porto de Porto Velho, com o objetivo de discutir soluções à operacionalização.

Leia ainda: DNIT de Rondônia firma contrato de R$ 61,5 milhões com empresa onde empresário e engenheiros viraram réus por desvio de recursos

O encontro reuniu a diretoria da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph), a Prefeitura de Guajará-Mirim e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). Inicialmente delegada ao município pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a IP4 foi posteriormente devolvida pela gestão municipal anterior.

Inauguração

O ato de inauguração contou com a presença do ministro dos Transporte, Renan Filho, do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio Luiz França Gomes, o IP4 tem 9 mil metros quadrados de área portuária oferece agora uma infraestrutura fluvial com acesso seguro ao oportunizar o controle do fluxo de passageiros e de cargas.

Ato de inauguração da Instalação Portuária de Guajará-Mirim contou com a presença do Ministro Renan Filho. Foto: DNIT

A operação da IP4, que teve investimento aproximado de R$ 8,6 milhões, visa impulsionar o desenvolvimento do mercado regional e consequentemente a melhoria da qualidade de vida da população. Ainda não tem uma data definida para o funcionamento da unidade.

Fonte: Redação Valor&MercadoRO

Deixe seu comentário