Governo apresenta pontos estratégicos de turismo para guias e agentes

16
Resex Rio Cautário-Crédito Carbono. Fotos Frank Néry

A Superintendência Estadual de Turismo (Setur) vai apresentar os principais produtos turísticos rondonienses para quarenta guias e agentes de turismo nesta quarta-feira (11). Eles serão mostrados em reunião de trabalho (workshop), das 8h às 12h, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) [4º andar do Prédio Rio Machado] com a proposta de criar projetos destinados ao trade turístico.

Sete regiões turísticas serão mostradas, segundo a coordenadora de ações turísticas da Setur, Lidiane Bandeira. “Tão bom momento que todas as vagas foram preenchidas”, ela comentou sobre a participação do setor.

A reunião iniciará estudos com vistas à criação de microempresas individuais no setor, elaboração de projetos e buscará aproximação entre guias e agências de viagem, hotéis, restaurantes, e empresas já vinculadas ao Programa Viaja mais servidor. Este programa oferece ao funcionário público estadual, ofertas de agências e operadoras de turismo, possibilitando o seu acesso aos meios de hospedagem, atrativos turísticos, empresas de transporte, clubes de lazer, dentre outros.

Segundo Lidiane Bandeira, o fato de aprenderem mais a respeito das regiões turísticas e suas potencialidades qualifica a classe dos guias. Há algum tempo eles vinham reivindicando maior acesso a estudos específicos.

O mercado de trabalho na indústria turística nacional, especialmente na Amazônia Brasileira, exige o total envolvimento desses profissionais. “Agora, a associação de guias terá condições de se inserir da melhor forma possível no mercado, contando com apoio de cursos ministrados por diversos órgãos, entre os quais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)”, assinalou.

Recentemente, a Setur promoveu a apresentação do Plano de Revitalização do Turismo em Chupinguaia, no Vale do Guaporé, e em Vilhena, despertando muito interesse de profissionais do setor e de empresários dessas regiões.

Rolim de Moura, na Zona da Mata de Rondônia, também se qualifica para participar do Mapa do Turismo no Estado.

Fonte: Secom

Deixe seu comentário