O Google está recomendando que milhões de usuários de smartphones Android realizem atualizações urgentes em seus dispositivos para corrigir diversas falhas de segurança. A empresa revelou que corrigiu dezenas de vulnerabilidades, algumas das quais podem já estar sendo exploradas por criminosos cibernéticos.
De acordo com o Google, os erros corrigidos incluem falhas graves, nas quais a interação do usuário não é necessária para a exploração. Isso significa que é possível ser vítima de um ataque mesmo sem clicar em links ou abrir mensagens suspeitas. A única maneira de se proteger é instalar as correções de segurança lançadas em maio.
A atualização, que já está sendo disponibilizada, contém dois patches importantes (2025-05-01 e 2025-05-05), que somam 50 correções no total. A empresa reforçou a necessidade de os usuários aceitarem essas atualizações para protegerem seus dispositivos. A lista de aparelhos que receberão as correções inclui diversos modelos da linha Pixel, como Pixel 6, 7, 8, além de dispositivos como o Pixel Tablet e o Pixel Fold.
Embora o Google não tenha fornecido detalhes sobre os possíveis impactos para as vítimas de ataques, a empresa advertiu que uma das falhas “pode estar sob exploração limitada e seletiva”. O Google também alertou que dispositivos antigos, que não recebem mais atualizações de segurança, estão particularmente expostos a ataques.
Fonte: Gazeta Brasil