Defendida em Brasília pela alta cúpula do MDB, a federação com os Republicanos deve ser consolidada o mais rápido possível, conforme reunião realizada nesta sexta-feira (06.06.25) pelos ministros Renan Filho (Transportes) e Jader Filho (Cidades).
“O namoro do MDB com o Republicanos vai muito bem. Ou fazemos uma federação e vamos para 100 deputados na Câmara e a maior bancada do Senado, ou vamos para a ‘série B’ da política. E não combina com o MDB ir para a ‘série B’ e ficar pequenininho enquanto os outros partidos estão crescendo”, disse Renan Filho.
Se a federação for concretizada, o MDB e o Republicanos reuniriam 88 deputados e 15 senadores.
Se for consolidada, em Rondônia, a federação vai reunir adversários políticos; o deputado estadual Rodrigo Camargo (Republicanos) e o senador Confúcio Moura (MDB), aliado do presidente Lula. Crítico de Lula, Rodrigo Camargo defende a pauta da direita e nos últimos meses se envolveu em uma polêmica com a deputada petista Cláudia de Jesus. Rodrigo Camargo foi mais além, e na internet, circulam vídeos com críticas ao senador rondoniense.
Confúcio é da base aliada do presidente Lula e, nesta semana, anunciou pela segunda vez, a visita do presidente Lula ao Estado. Ex-governador de Rondônia por dois mandatos, Confúcio tem percorrido o Estado vem entregando obras e trabalhando a estruturação do MDB.
Nos bastidores, Rodrigo Camargo trabalha uma candidatura ao Senado. Na última quarta-feira ele esteve reunido no plenário da Câmara de Porto Velho voltou a criticar o governador Marcos Rocha (UB). “O governo projetou no orçamento de 2026 R$ 20 milhões para investimentos com publicidade, ou seja, para falar bem do seu governo, enquanto para a agricultura foram R$ 350 mil”.
Bancada na Assembleia
Na Assembleia Legislativa, o MDB possui duas cadeiras: a vice-presidente da Assembleia, deputado Jean de Oliveira, deputado Luis do Hospital e Ismael Crispim. Além de Rodrigo Camargo, o Republicanos tem ainda o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano.
Fonte: Redação Valor&MercadoRO e com informações do Poder 360
Texto: Marcelo Freire