Em maio de 2025, a Embrapa Rondônia celebra cinco décadas de contribuição à pesquisa, inovação e desenvolvimento sustentável da agropecuária amazônica. Para marcar a data, a instituição promoverá uma série de atividades especiais durante a 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, feira anual de agronegócio que promove agricultura, pecuária, tecnologia rural e produtos relacionados, que será realizada de 26 a 31 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná (RO).
Como parte das comemorações de aniversário, será montado o Espaço de Inovação, um ambiente dinâmico e interativo onde o público poderá conhecer de perto os avanços científicos e tecnológicos desenvolvidos ao longo dos 50 anos do Centro de Pesquisa.
Durante todos os dias da Feira, a Embrapa contará com uma programação técnica intensa, incluindo uma Vitrine Tecnológica, com cultivares adaptadas à região, forrageiras para a pecuária de corte e de leite, variedades de grãos com maior resiliência às mudanças climáticas, pragas e doenças, além de degustações assistidas de produtos como mel, mandioca, castanha e café.
evento conta ainda com painéis técnicos, oficinas práticas e diversas atividades voltadas às principais cadeias produtivas da região: café, castanha-da-amazônia, pecuária e mandioca. Entre os destaques, estão as oficinas sobre alternativas forrageiras, manejo integrado para a redução do uso de antimicrobianos em vacas leiteiras e estratégias de melhoramento genético para aumentar a rentabilidade na pecuária. A piscicultura também estará presente, com discussões sobre o mercado e a produção de espécies nativas de peixes da Amazônia.
“Teremos uma programação especial para mostrar os principais resultados de pesquisa dessa trajetória na região. Todas as atrações serão gratuitas e abertas ao público, de forma a demonstrar a diversidade de tecnologias que impulsionam o desenvolvimento agropecuário na Amazônia de maneira sustentável e economicamente viável”, destaca Lucia Helena Wadt, chefe-geral da Embrapa Rondônia.
Tecnologia e sustentabilidade: CarbCafé
No Espaço de Inovação, também serão apresentados os resultados do projeto CarbCafé (RO), desenvolvido em parceria pela Embrapa Territorial, Embrapa Rondônia, Cafeicultores Associados da Região Matas de Rondônia (Caferon), Banco Sicoob e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
A iniciativa visa a quantificação do carbono na cafeicultura regional. Durante o evento, será lançada uma nova calculadora para estimar o carbono sequestrado em lavouras de café Robustas Amazônicos na região das Matas de Rondônia. A tecnologia também integrará a vitrine de soluções verdes na COP 30, consolidando o papel da pesquisa rondoniense no enfrentamento das mudanças climáticas.
“Essa ferramenta atesta a sustentabilidade da cafeicultura rondoniense, com potencial para gerar novas oportunidades de mercado e firmar o estado como um importante aliado nas questões climáticas”, resume Enrique Anastácio Alves, pesquisador da Embrapa Rondônia e idealizador do projeto.
Cafeicultura participativa e valorização dos saberes locais
Os avanços da Rede Estadual de Avaliação de Clones de Café em Rondônia (Rede Café), iniciativa da Embrapa desenvolvida com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico de Rondônia (Sedec), para fomentar o melhoramento genético participativo dos cafezais de Rondônia, também ganhará destaque da programação.
A seleção criteriosa de 64 clones de Robustas Amazônicos valoriza o conhecimento e a preferência dos agricultores, promovendo o fortalecimento dos recursos genéticos amazônicos. A avaliação agronômica dos clones considera fatores como produtividade, resiliência climática, qualidade da bebida e tolerância a pragas e doenças. Os resultados iniciais apontam o potencial do projeto para a transformação da cafeicultura regional.
Fonte: Embrapa Rondônia
Texto: Mauricilia Silva