Dia do psicólogo: Tecnologia a favor da saúde mental e do trabalho do psicólogo

48

O uso da tecnologia da informação tem revolucionado a psicologia no Brasil. Com a ascensão da videoterapia, ocorrida em função do isolamento social provocado pela pandemia, ferramentas e softwares de alto nível tem facilitado o trabalho dos profissionais de saúde mental do país. Tecnologias cada vez mais seguras e atualizadas chegam aos consultórios agilizando a dinâmica do trabalho e promovendo atendimentos facilitados.

Neste sentido, a startup Terapia de Bolso, primeira plataforma de videoterapia da Amazônia brasileira, tem conectado pacientes e psicólogos no Brasil e no mundo. O Sistema de gestão clínica e telepsicologia é feito em linguagem robusta Phyton e layout em Angular. Promovendo atendimento rápido, descomplicado através de celular ou computador em qualquer localidade.

Nos últimos meses a startup Terapia de Bolso realizou investimentos e criou o aplicativo, que funciona como uma extensão da plataforma no site, com notificações em push para Android e Windows; sistema completo de agenda com possibilidade de convite também para as consultas presenciais e videosala segura com capacidade para até dez participantes. Um diferencial entre as empresas que fazem atendimentos por meio da telepsicologia no Brasil, possibilitando terapia de grupo corporativa ou familiar com os pacientes conectados em aparelhos diferentes e em locais distintos.

Os investimentos em recursos tecnológicos que ajudam o psicólogo a automatizar atividades burocráticas são enormes e constantemente a plataforma Terapia de Bolso busca novas soluções para fazer com que o profissional não perca tempo com atividades que podem ser executadas ou facilitadas através de ferramentas e recursos tecnológicos de ponta, conforme explica o fundador e CEO da plataforma Terapia de Bolso, psicólogo Elias Balthazar.

“Nós também conseguimos avançar no nosso sistema de pagamentos e gestão clínica. Com as ferramentas atualizadas é possível que o psicólogo faça o cadastro dos valores que entraram e saíram para fechar o caixa com facilidade e fazer o balancete em poucos cliques. Outra facilidade é o sistema de documentos clínicos com mais modelos, Ficha de Paciente, Prontuários e Anamneses gerados, atualizados e arquivados automaticamente. Além do novo sistema de suporte por onde pessoas interessadas e pacientes podem chamar o psicólogo de maneira profissional, deixando a experiência mais completa. Tudo isso faz com que o psicólogo poupe tempo com atividades que podem ser facilitadas com a tecnologia”, pontua Balthazar

Parte dos valores investidos foram captados através de editais públicos como o Centelha, do Ministério da Ciência e Inovação (MCTIC). O CEO da Plataforma destaca que essas ações governamentais possibilitam que a iniciativa privada e empreendedores garantam o acesso a direitos básicos à população. “É esperado que governos invistam em empresas de base tecnológica que possam ter bom impacto social em áreas que o governo tem obrigação e necessidade de desenvolver. Saúde, dignidade e desenvolvimento humano, por exemplo, são direitos garantidos na Constituição e que sabemos que não temos acesso como deveríamos ter. Ideias como o Terapia de Bolso ajudam a materializar esses direitos e logo devem ser vistas com bons olhos pela população e governo. Especialmente por termos ações de assistência a trabalhadores ligados a Associações, ONGs, e Sindicatos, além de estudantes, com valores sociais desde o início”, pontua Elias Balthazar.

Fonte: Assessoria

Deixe seu comentário