Debandada no IBGE: Chefias entregam cargos após saída de coordenadora do PIB

93
Somente para o estado de Rondônia foram disponibilizadas mais de 701 vagas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vive um momento de forte instabilidade interna. Uma sequência de pedidos de desligamento em cargos de chefia elevou a tensão no órgão após a exoneração da pesquisadora Rebeca Palis da Coordenação de Contas Nacionais — área responsável pelo cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Segundo apuração da Folha de S.Paulo e informações confirmadas nesta segunda-feira (26), pelo menos três gestores estratégicos entregaram suas funções em sinal de solidariedade a Palis. Os nomes que deixaram os postos são:

  • Cristiano Martins: Gerente de bens e serviços e substituto imediato de Rebeca;

  • Claudia Dionísio: Gerente de contas nacionais trimestrais;

  • Amanda Tavares: Gerente substituta da área de contas trimestrais.

Internamente, o movimento é visto como um protesto contra a decisão da diretoria, tomada em 19 de janeiro. Em nota, o IBGE minimizou o conflito, afirmando que a transição no comando da área está sendo realizada “de forma dialogada”.

Nos bastidores do instituto, a saída de Rebeca Palis é interpretada como uma retaliação. A pesquisadora foi uma das signatárias de uma carta pública que criticava a gestão de Marcio Pochmann, presidente do IBGE indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: Gazeta Brasil

Deixe seu comentário