Crise hídrica: Cinco rios de Rondônia registram mínimas abaixo da média

69
Vista aérea do Rio Madeira. Foto: Samyr Otto

Dos nove rios que banham Rondônia, cinco registraram mínimas abaixo da média no comparativo entre os dois anos anteriores. Os dados são fornecidos pela Agência Nacional de Águas (ANA), e endossados pelo governo do estado, que possui uma sala de situação com monitoramento constante do fluxo hídrico.

O relatório é resultado de um acompanhamento semanal, desdobramento de um trabalho em conjunto de autoridades estaduais e federais que estão desenvolvendo ações para mitigar os efeitos da seca, que neste ano, de acordo com previsões meteorológicas pode ser mais intensa.

A escassez de água está prevista em toda a região Norte e se dá em decorrência do El Niño (fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico na sua porção equatorial).

Segundo o relatório produzido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), com medições referentes à semana do dia 15/7 a 22/7, o Rio Madeira, em Porto Velho, está com 2,71 metros de profundidade. O Rio Machado, em Ji-Paraná, registrou 6,36 metros; enquanto o Rio Jaruaru, em Jaru, 0,64 metros. O Rio Pimenta, em Pimenta Bueno, está com 3,70 metros; o Rio Mamoré, em Guajará-Mirim, 6,14 metros; e o Guaporé, em Costa Marques, 4,01 metros. O Rio Jamari, em Ariquemes, está com 1,44 metros; e o Rio Candeias, em Candeias do Jamari, com 9,99 metros.

Fonte: Secom

Deixe seu comentário