A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades na criação de unidades de conservação em Rondônia realizará uma sessão de depoimentos nesta quarta-feira (30.10), a partir das 14h30, na Assembleia Legislativa.
Leia ainda:CPI da criação de reservas: moradores desconhecem diligências de engenheiros ambientais
CPI da criação de reservas: moradores desconhecem diligências de engenheiros ambientais
Estão convocados para prestar esclarecimentos engenheiros florestais, extrativistas, um gestor ambiental e uma bióloga, cujas participações visam contribuir para a apuração das circunstâncias em torno das unidades de conservação e dos contratos firmados com empresas ambientais.
Entre os convocados estão os engenheiros florestais Isadora Araújo Chagas, Dalita da Silva Rover, Priscila Rocha, Sebastian Socorro da Silva e Márcio Antônio Nunes; os extrativistas Darius Augustus Varque Araújo e Osvaldo Castro Oliveira; o gestor ambiental Paulo Sérgio Lima; e a bióloga Silvia Gonçalves. A convocação dos depoentes foi oficializada por meio do Diário Oficial da Assembleia Legislativa.
Além das questões relativas à criação das unidades de conservação, a CPI está examinando contratos estabelecidos com a Permiam Brasil Serviços Ambientais e a Biofilica Serviços Ambientais. As investigações buscam identificar a legalidade e a transparência dos projetos de conservação e exploração de créditos de carbono desenvolvidos pelas empresas.