Comissão de Educação deve se manifestar sobre notas baixas de cursos de Medicina

35
Presidente da Comissão, Maurício Carvalho. Foto: Vinícius Loures

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados deve se manifestar nos próximos dias sobre o baixo desempenho das notas dos cursos de medicina no Brasil. A comissão tem como presidente o deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil). Faculdades de Rondônia tiveram baixo desempenho na nota do exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025.

No ano passado, a Comissão de Educação realizou audiência pública para discutir a atuação das universidades estaduais e municipais. A audiência atendeu a pedido do deputado Maurício. Segundo o parlamentar, essas instituições desempenham papel estratégico na oferta de ensino superior público e gratuito, sobretudo em regiões nas quais a presença de universidades federais é limitada.

A 3ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) rejeitaram ações movidas pela Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) para impedir a divulgação das notas do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) defende a transparência total do Enamed com a divulgação das notas de todas as faculdades, além dos microdados.

“Impedir a divulgação dos resultados do Enamed significa privar a sociedade, os estudantes e o poder público de informações estratégicas sobre a qualidade da formação profissional em saúde. Não é possível falar em melhoria do ensino médico sem avaliação transparente e baseada em evidências. A tentativa de suspender a divulgação dos resultados do exame, bem como a não aplicação de eventuais punições pelo desempenho das escolas avaliadas, seria um grave retrocesso na política de transparência, avaliação e regulação da formação médica no Brasil – especialmente neste cenário já marcado pela expansão desordenada de cursos de medicina e pela fragilidade dos critérios de qualidade”, criticou o presidente do CFM, José Hiran Gallo.

Crítico e insuficiente, diz CMF

Crítico e insuficiente. Esse foi o conceito conquistado por três em cada 10 estudantes do último semestre do curso de medicina no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025, realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (13) pela pasta e revelam que, dos 39.256 concluintes de medicina que participaram da prova, 13.871 estão se formando em faculdades com conceitos 1 e 2, ou seja, abaixo da nota mínima aceitável pela própria metodologia adotada pelo MEC.

Fonte: Com redação Valor&MercadoRO, Câmara Federal e CFM

Deixe seu comentário