CNJ e PF fazem operação contra desembargador ligado a Kassio Nunes Marques

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão no gabinete do desembargador no TRF-1. O disco rígido do computador do gabinete foi copiado.

33
Foto: PF

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com apoio da Polícia Federal, realizou nesta quinta-feira (24) uma operação contra o desembargador Newton Ramos, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). A ação, chamada de correição extraordinária, é um procedimento de fiscalização e auditoria.

A operação é um desdobramento da apuração aberta pela Corregedoria do CNJ sobre os processos do desembargador que envolvem precatórios do setor sucroalcooleiro. A ação foi determinada pelo corregedor do CNJ, ministro Benedito Gonçalves.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão no gabinete do desembargador no TRF-1. O disco rígido do computador do gabinete foi copiado.

Contratos e pagamentos

Investigações da PF apontam que o escritório de advocacia da esposa de Newton Ramos, Camilla Ramos, firmou contratos de honorários relacionados a causas de interesse de empresas ligadas ao banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master. Um contrato encontrado no celular de Vorcaro indica pagamentos de até R$ 427 milhões ao escritório de Camilla.

“Turma do KN”

Em mensagens encontradas pelos investigadores, o desembargador Newton Ramos e sua esposa eram chamados por funcionários e interlocutores de Daniel Vorcaro pelo codinome “turma do KN”. Segundo a Polícia Federal, as iniciais “KN” fazem referência direta ao ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF). Os diálogos indicam uma relação de intimidade entre o grupo “turma do KN” e Vorcaro.

Fonte: Gazeta Brasil

Deixe seu comentário