Blue Origin realizará voo espacial histórico com Katy Perry e tripulação totalmente feminina nesta segunda-feira

De acordo com a NBC News, a tripulação experimentará alguns minutos de ingravidez antes do início do retorno, que será concluído com um pouso controlado por paraquedas no deserto do Texas.

14
Entre as seis integrantes da tripulação está a cantora pop Katy Perry, que será acompanhada por outras figuras de destaque como Gayle King, coapresentadora do programa CBS Mornings; Lauren Sánchez, ex-jornalista e noiva de Bezos; Aisha Bowe, cientista espacial da NASA; Amanda Nguyen, especialista em bioastronáutica; e Kerianne Flynn, produtora de cinema.

Nesta segunda-feira (14.04), um foguete da Blue Origin, empresa de voos espaciais fundada pelo bilionário da Amazon, Jeff Bezos, fará um lançamento que promete marcar um marco histórico na exploração espacial.

Entre as seis integrantes da tripulação está a cantora pop Katy Perry, que será acompanhada por outras figuras de destaque como Gayle King, coapresentadora do programa CBS Mornings; Lauren Sánchez, ex-jornalista e noiva de Bezos; Aisha Bowe, cientista espacial da NASA; Amanda Nguyen, especialista em bioastronáutica; e Kerianne Flynn, produtora de cinema.

A missão terá uma tripulação completamente feminina — algo que não acontecia desde 1963, quando a cosmonauta soviética Valentina Tereshkova se tornou a primeira mulher a viajar ao espaço, em uma missão solo de quase três dias, segundo a NBC News.

Um voo curto, mas histórico

O lançamento está programado para 10h30 (horário de Brasília) , a partir da base da Blue Origin em Van Horn, no Texas.

O voo, realizado a bordo do foguete New Shepard, terá cerca de 10 minutos de duração. Durante esse tempo, a cápsula atingirá uma altitude ligeiramente superior a 100 km, cruzando a linha de Kármán, que marca oficialmente o limite do espaço.

Segundo o USA Today, a Blue Origin vai disponibilizar transmissão ao vivo do lançamento em seu site oficial. Além disso, está prevista uma live no canal do YouTube VideoFromSpace, com início às 6h da manhã do dia 14 de abril. A Blue Origin também deverá cobrir o evento em tempo real no X (antigo Twitter), a partir das 8h.

De acordo com a NBC News, a tripulação experimentará alguns minutos de ingravidez antes do início do retorno, que será concluído com um pouso controlado por paraquedas no deserto do Texas.

O New Shepard, batizado em homenagem ao astronauta Alan Shepard — o primeiro norte-americano a ir ao espaço —, é totalmente autônomo e não exige piloto a bordo. Este será o 11º voo tripulado da Blue Origin, consolidando a empresa como uma das protagonistas no setor do turismo espacial.

Perfis que despertam atenção

A composição da tripulação chamou a atenção não só pela presença de celebridades como Katy Perry, mas também pelo destaque profissional das demais participantes. Aisha Bowe, por exemplo, é uma ex-engenheira da NASA que trabalhou no desenvolvimento de foguetes. Já Amanda Nguyen é reconhecida por sua atuação na área da bioastronáutica.

Durante o voo, as tripulantes alcançarão velocidades três vezes superiores à do som. E embora este não seja o primeiro voo da Blue Origin com celebridades, segue despertando grande repercussão.

m uma missão anterior, o ator William Shatner, conhecido por interpretar o capitão James T. Kirk em Star Trek, participou de um voo semelhante e se tornou, à época, a pessoa mais velha a viajar ao espaço. Em entrevista à NBC News, ele descreveu a experiência como “incrível”.

O futuro das viagens tripuladas

Shatner voou ao lado de Audrey Powers, então vice-presidente de operações de voo da Blue Origin, e de dois clientes pagantes: Glen de Vries e Chris Boshuizen. O voo decolou por volta das 10h50 (horário da costa leste) e também teve 10 minutos de duração — o mesmo previsto para a missão com Katy Perry.

Fonte: Com informações da NBC News e Gazeta Brasil

Deixe seu comentário