Assembleia Legislativa terá Frente Parlamentar do Cooperativismo

Pedro Fernandes disse que neste ano é comemorado os 40 anos da função da OCB e no próximo dia 18 será lançada uma agenda institucional do cooperativismo em Brasília

35
Plenário da Assembleia Legislativa. Foto: Rafael Oliveira/Secom

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) apresentou na sessão desta terça-feira (25.02) um projeto de resolução visando a criação na Assembleia Legislativa da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Rondônia. A iniciativa, que tem apoio do presidente da Casa, deputado Alex Redano (Republicamos), visa promover e fortalecer o cooperativismo no Estado.

Segundo o parlamentar, o projeto de resolução tem como finalidade  garantir o espaço democrático para o amplo debate sobre as ações a serem implementadas, a fim de apoiar e desenvolvimento o cooperativismo no estado de Rondônia.

“O cooperativismo é um modelo econômico e social que gera e distribui riqueza de forma proporcional ao trabalho de cada associado. O cooperativos é considerado pela ONU um modelo de negócio que constrói um mundo melhor. É uma opção e desenvolvimento econômico que caminha junto com o desenvolvimento social, pautada pelo valores humanos”, defendeu o parlamentar.

40 anos da OCB

Pedro Fernandes disse que neste ano é comemorado os 40 anos da função da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e no próximo dia 18 será lançada uma agenda institucional do cooperativismo em Brasília. O deputado destacou a importância da participação de todos os parlamentes no evento.

Ele explicou ao site Valor&MercadoRO que o estado de Rondônia tem uma afinidade para o cooperativismo. “Em recente visita a feira da Coopavel, no Estado do Paraná, constatamos o potencial econômico das cooperativas. Existe cooperativa paranaense que tem o PIB do estado de Rondônia de faturamento e negócios realizados.

Para o parlamentar, o cooperativismo de crédito em Rondônia se consolidou e está sólido. Tem um papel importante e fundamental na sociedade. Ele destacou como exemplo o que aconteceu no município de Cujubim. “Foi graças a instalação do Sicoob que foi possível proporcionar o crédito para os produtores e comércio local. A presença do Sicoob serviu para mostrar às outras instituições bancárias o potencial da cidade.

Cooperativismo do agro

Para o representante de Cujubim na Assembleia Legislativa, é preciso fomentar a cooperativo do agro no estado de Rondônia. “Não temos grandes indústrias no Estado e o que fomenta a nossa economia são os pequenos produtores. Se nossos pequenos produtores se organizarem em cooperativa, terão grande potencial de desenvolvimento econômico e agregar valor aos seus produtos”, disse o Pedro Fernandes, destacando como exemplo de sucesso uma cooperativa do leite no Vale do Jamari, que percebeu o potencial de crescimento e está avançado na produção de leite.

Fonte: Redação Valor&MercadoRO

  • Colaborou Marcelo Freire
Deixe seu comentário