O Movimento Rondônia Pede Socorro realiza no próximo dia 6 de julho, às 9 horas, um encontro para reivindicar a alteração no preço na negociação do boi com frigoríficos e sobre os embargos ambientais em Rondônia. O evento será realizado no Espaço Alternativo de Ariquemes.
Leia ainda: Pecuaristas de Rondônia são alvos do golpe da falsa negociação de gado
Rebanho bovino de Rondônia ultrapassa 14,8 milhões de cabeças, diz IBGE
O movimento conta com a participação de agricultores, pecuaristas e políticos que querem cobrar uma maior atenção dos órgãos de controle em virtude da existência de um clima de temor na área rural com a ameaça de desocupação das propriedades e retirada do rebanho, o que prejudicaria a economia de Rondônia, que tem na atividade agropecuária uma de suas principais fontes de renda.
A insegurança jurídica tem preocupado os produtores rurais, ameaçados com os embargos ambientais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nos últimos anos. A decisão tem afetado as propriedades que desmataram após 2008, o que tem gerado um clima de temor no campo, com a ameaça de desocupação das áreas e retirada do rebanho.
Fonte: Redação Valor&MercadoRO