O comércio fechou mais cedo, postos de combustíveis ficaram sem funcionar, trânsito caótico em função da falta de sinalização e as faculdades tiveram que suspender as aulas no período noturno.
O cenário de caos foi enfrentado por moradores de Rondônia e Acre nesta quinta-feira (22.08), após um apagão atingir os dois estados. Segundo apurou o site Valor&MercadoRO, a falta de energia começou por volta das 16 horas (horário de Rondônia) e só foi retomada, gradativamente, por volta das 19h30.
“Houve perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, além do sistema de transmissão em 230 kV que interliga os estados do Acre e Rondônia ao SIN [Sistema Interligado Nacional]”, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Não há informações sobre a extensão e o número de usuários atingidos pela falta de energia.
A recomposição da carga começou por volta das 17h10 e segue em andamento, devendo durar algumas horas. As causas do problema ainda não foram apontadas.
Sala de situação
Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que o chefe da pasta, Alexandre Silveira, determinou a abertura imediata de sala de situação, com participação do ONS, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do corpo técnico do ministério, “para garantir celeridade à recomposição do sistema e acompanhar as demais tratativas sobre a ocorrência”. As condições de atendimento do sistema elétrico brasileiro permanecem confiáveis, enfatizou o MME.
Na última reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada no início de agosto, o ONS recomendou o acionamento de termelétricas a gás natural e a redução do uso de usinas hidrelétricas da Região Norte, para preservar os rios e os recursos hídricos, em decorrência da seca.
Fonte: Redação Valor&MercadoRO e Agência Brasil