Aneel aprova minuta de edital para construção de linha de transmissão ligando Rondônia ao Acre

9
Prazo de entrega do novo linhão será de 60 meses, conforme minuta aprovada pela Aneel

Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL aprovou  a minuta do edital do Leilão nº 2/2022, para a construção de aproximadamente 71 quilômetros (km) de linhas de transmissão e 3.650 mega-volt-ampéres (MVA) em capacidade de transformação de subestações, além da manutenção do serviço de 1.123 km de linhas de transmissão e de 2.200 MW em subestações conversoras. O leilão está marcado para 16 de dezembro na sede da B3, em São Paulo.

Os seis lotes no edital possuem expectativa de investimento de R$ 3,27 bilhões, com a previsão de criação de 5.674 empregos diretos. Os empreendimentos, com prazo de conclusão de 42 a 60 meses, contemplarão os estados do Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo.

Em Rondônia, segundo apurou o site valoremercadoro.com.br, a minuta do edital prevê a construção de 230 km de linha ligando Rondônia ao Acre. O prazo de entrega é de 60 meses e a obra visa o aumento da confiabilidade no atendimento ao estado do Acre.

Os lotes 5 e 6 apresentam particularidades por trazerem como objeto a revitalização e a manutenção de empreendimentos existentes para a ampliação da vida útil. No caso do lote 5, a revitalização dos sistemas de controle e de teleproteção das conversoras Garabi I e II, no Rio Grande do Sul, visa a garantir a continuidade da interligação internacional com a Argentina. O lote 6 se destina à implantação de novo serviço na Subestação Centro, em São Paulo, com troca do nível de tensão de 230 para 345 quilovolts (kV) em barramento isolado (GIS) e substituição das transformações.

Fonte: Redação Valor&MercadoRO e Aneel

Deixe seu comentário
Publicidade