ALE debate alteração de limites de dois parques e criação novas reservas em Rondônia

9
Reserva Extrativista Jaci-Paraná, na região de Porto Velho, tem sido alvo de vários conflitos agrários

A Assembleia Legislativa de Rondônia, por meio da Comissão de Meio Ambiente, debate em audiência pública, nesta quarta-feira (02), o projeto de lei que trata da alteração dos limites da Reserva Extrativista Jaci-Paraná e do Parque Estadual de Guajará-Mirim. A audiência pública foi convocada pelo presidente da comissão, deputado Jean Oliveira (DEM), e começa a partir das 9 horas, com transmissão pela internet, através do canal da Assembleia.

Além da alteração dos limites dos dois parques, a audiência pública também servirá para debater a criação de seis novos parques: o Parque Estadual Ilha das Flores, o Parque Estadual Abaitará, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Bom Jardim, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Limoeiro, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Machado e a Reserva de Fauna Pau D’Óleo.

O projeto é de iniciativa do governo do estado e, no caso das duas reservas, tem como justificativa  a proteção das duas áreas. Segundo apurou o site valoremercadoro, desde o início dos anos 2000, o local tem sido alvo de inúmeros conflitos fundiários, ocasionados por ocupações ilegais ocorridas em razão da dificuldade do Poder Público em implementar políticas de proteção ambiental.

120 mil cabeças de gado

De acordo o governo, estima cerca de 120 mil cabeças de gado no interior da reserva Jaci-Paraná, sem qualquer licenciamento ambiental ou autorização para supressão de vegetação nativa, o que impossibilita a regeneração natural da reserva.

Fonte: valoremercadoro.com.br

Deixe seu comentário
Publicidade