O Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos, chefiado por Elon Musk, promoveu uma investigação interna e descobriu que a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) estava repassando milhões de dólares para ONGs brasileiras.
As informações e a análise são comentarista do Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, Cláudio Humberto.
Segundo ele, a USAID é acusada de “despejar milhões de dólares no Brasil com vistas a campanha presidencial de 2022 para influenciar seu resultado”.
“Até Donald Trump se surpreendeu ao mandar o departamento de Elon Musk fazer uma devassa nesse órgão do governo. Trump já diz que esse é o maior escândalo político da história recente dos EUA”, disse Cláudio Humberto.
Em relação ao Brasil, ONGs teriam recebido da USAID cerca de US$ 45 milhões, equivalente a quase R$ 270 milhões. No Brasil, a USAID organizou dois eventos com Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo Cláudio Humberto, os eventos tratavam sobre “desinformação e ameaças digitais”.
A agência americana teria ainda interferido em diversos outros países em prol de pautas progressistas e candidatos de esquerda, segunda um ex-secretário do governo americano.
Fonte: Band News