Os Estados do Acre e Rondônia devem compor um bloco sanitário independente livre de febre aftosa a partir de maio de 2025. O anúncio foi feito pelo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Jorge Viana, em reunião realizada na abertura da ExpoAcre 2024 com pecuaristas, empresários e autoridades no estande da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (FAEAC).
Atualmente, o Brasil conta com 5 blocos sanitários, sendo três constituídos individualmente pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o Bloco 1 que é configurado pelo Acre, Rondônia, 4 cidades do Sul do Amazonas e 7 municípios de Mato Grosso e o Blocão que é constituído por mais 22 Estados e o Distrito Federal. A tendência, sem a intervenção de Viana, era que os integrantes do Bloco 1 entrassem no Blocão já a partir de 2024.
Os pecuaristas do Acre haviam levantado questão sobre a reconfiguração dos blocos que o Ministério de Agricultura e Pecuária apresentaria a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e junto ao Ministro Carlos Fávaro e o presidente Lula, o presidente da Apex conseguiu garantias que a partir de maior de 2025, o Acre e Rondônia terão um bloco independente, onde as cidades do AM e MT serão redirecionadas para o Blocão.
Fonte: Ac24horas