A luta das mulheres pelo meio ambiente

Aqui em Rondônia lidamos com um mal crescente: as queimadas da nossa vegetação Amazônica.

25

Sarah Carolina

Nos últimos anos temos presenciado o aumento do desmatamento, acúmulo de lixo, seca dos rios, estiagens rigorosas e outras degradações ambientais as quais impactam a qualidade de vida de todos e compromete o futuro da sociedade. Aqui em Rondônia lidamos com um mal crescente: as queimadas da nossa vegetação Amazônica. Nesse ano de 2021, nosso estado registrou o maior número de focos de queimadas, e Porto Velho é a cidade a maior responsável.

A fumaça toma conta da cidade, dificultando a respiração, causando doenças respiratórias, e prejudicando o dia a dia dos rondonienses. São muitos os relatos de moradores denunciando os incêndios, apontando os problemas causados pela fumaça, elencando a importância da interferência do governo do estado e da prefeitura para lidar com essa situação já conhecida e recorrente.

Por isso, o movimento das mulheres se torna também importante para a luta pela defesa do nosso meio ambiente. A crise ecológica é global e afeta a todos. As mulheres ainda são as maiores responsáveis pelos cuidados da família e educação dos filhos, e todos são impactados por essa crise. As mulheres também são maioria da força de trabalho rural que lida com a seca e a exploração de recursos da terra.

Nesse sentido, é comum ver mulheres nas frentes de luta em defesa do meio ambiente, da preservação da biodiversidade e da agricultura sustentável. Ao lutar pela igualdade de gênero também é uma luta pela preservação da humanidade, que seja capaz de proporcionar dignidade a todos de forma igualitária e justa. É por isso que o desmatamento e o extrativismo se tornam importantes questões a serem discutidas e combatidas.

É preciso educar nossos filhos e agir na comunidade para preservar nosso meio ambiente. Ocupar espaços em que possamos provocar mudanças importantes para reverter o quadro da crise: dentro de casa, com a família, amigos, trabalho e na política representativa. A mulher em defesa da vida da mulher também luta em defesa da vida de todos e do maio ambiente.

 

Deixe seu comentário
Publicidade