A importância da liberdade imprensa contra a libertinagem da informação

O avanço das tecnologias e o surgimento de mídias sociais vem promovendo transformações sociais impactantes.

1

SOLANO FERREIRA

Em 7 de junho é comemorado o Dia Nacional de Liberdade de Imprensa, uma data memorial para destacar a importância da imprensa livre. No momento em que estamos vivendo, a imprensa tem sido fundamental para garantir a lisura na informação em enfrentamento às notícias falsas. O momento é delicado pelo fato da imprensa nacional passar por um momento de duras perseguições. De outro lado, existem muitas instituições que reconhecem o papel da imprensa livre e sua importância para a democracia.

O bom jornalismo é pautado em ouvir sempre todas as partes envolvidas no assunto. Dar voz a quem faz parte da notícia é uma maneira de passar as informações dando ao leitor, ouvinte, telespectador ou internauta elementos para suas convicções e para obter suas percepções. Somente com liberdade é possível fazer um jornalismo pautado pela verdade, promovendo o bem social e defendendo sempre o interesse da coletividade. 

O avanço das tecnologias e o surgimento de mídias sociais vem promovendo transformações sociais impactantes. A imprensa também está inserida nessa fase e faz constantes ajustes para aliar o uso das ferramentas digitais com a mesma responsabilidade e com as mesmas técnicas de produção de conteúdo visando informar com responsabilidade social.

Com as mídias sociais o cidadão comum que era mero receptor de informações e notícias passou para o patamar de gerador de conteúdo. Porém, a facilidade de escrever ou reportar o que quiser, na ótica que quiser, tem gerado muitas notícias falsas e fatos danosos para a sociedade. Sem profissionalismo, a liberdade vira libertinagem. Diante dessa facilidade recheada de falsidade, o mundo repensou, e vem buscando novamente informações precisas nos meios profissionais de mídias.

A credibilidade é o fator mais importante no mercado de comunicação. É a credibilidade que valor ao produto midiático em qualquer tipo de formato. Assim, a imprensa livre continua levando vantagem por ser produzida por profissionais que conhecem o meio social, e se formou dentro de parâmetros de responsabilidade com o a sociedade. Dessa forma, a imprensa livre continua fundamental para a democracia.      

O auto é Editor-Chefe do Diário da Amazônia. Comunicador Social e Marketing/ Mestre em Geografia. Atua na Gestão Estratégica e Gerenciamento de Crise.

Deixe seu comentário
Publicidade