Auditores fiscais federais agropecuários podem entrar em greve

73

Os auditores fiscais federais agropecuários podem decretar uma greve e paralisar as atividades por tempo indeterminado na semana que vem.

A decisão será tomada em Assembleia Geral Nacional Extraordinária (AGNE), segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), que representa a categoria.

A data da assembleia ainda não foi definida.

“É muito provável que o indicativo de greve seja aprovado na AGNE”, avalia Janus Pablo, presidente do Anffa.

Se a greve for confirmada, o presidente do sindicato afirma que serão preservados serviços essenciais à saúde e à segurança alimentar do país e mantidos controles de entrada de pragas e doenças, a fim de não comprometer programas de erradicação e controle importantes para o país, a exemplo da Febre Aftosa, da Peste Suína Africana (PSA) e de pragas que poderiam colocar em risco políticas sanitárias do setor agropecuário.

“Na operação-padrão os affas vêm obedecendo aos prazos regimentais e emitindo a documentação necessária à liberação de cargas ao produtor”, esclarece e informa que isso também não mudará, caso haja paralisação.

“Nas rotinas de trabalho, os affas também vão priorizar as atividades que podem afetar diretamente o cidadão, como a liberação de cargas vivas e perecíveis, a fiscalização de bagagens de passageiros e de animais de companhia (pets), assim como eles têm feito durante a operação-padrão”, reforça.

Exigências

O presidente do Anffa destaca que a carreira vem se esforçando para compensar a carência de 1.620 auditores fiscais federais agropecuários, o acumulo de serviço, o excesso de horas trabalhadas, com turnos estendidos, sem direito a usufruir dessas horas-extras e nem dos bancos de horas.

De acordo com o sindicato, o Ministério da Agricultura tem pouco mais de 2,5 mil auditores fiscais federais agropecuários na atividade. No ano 2000, o contingente era de 4.040.

Fonte: Canal Rural

Deixe seu comentário